cior
///

Menu

App Android

A CIOR no teu smartphone ou tablet android.

Untitled Document

Notícias

:: CIOR::

FORMAÇÃO EM CONTEXTO REAL DE TRABALHO

CIOR COLOCA 100 ALUNOS DOS CURSOS VOCACIONAIS EM PRÁTICA SIMULADA

Cem alunos que frequentam os diferentes cursos vocacionais da Escola Profissional CIOR estão a realizar, desde a passada segunda feira, e até ao próximo dia 19 de julho, um período de prática simulada em diferentes instituições e empresas do município.

Com efeito, os alunos das turmas dos cursos do ensino básico de Animação, Teatro e Serviço de Mesa; Tecnologias, Turismo e Ação Social/Geriatria; Novas Tecnologias, Metalomecânica e Mecatrónica Automóvel; Novas Tecnologias, Metalomecânica e Eletrónica/Eletricidade e Novas Tecnologias, Animação e Empregado de Mesa, através de protocolos celebrados entre a Escola e algumas dezenas de empresas, organizações e associações irão ter “um momento e uma oportunidade para colocarem em prática conhecimentos e aptidões adquiridas, bem como revelarem atitudes, comportamento e interesses despertadores de possíveis percursos profissionais ou de prosseguimento de estudos em diferentes contextos laborais” assegurou Arcélio Sampaio, coordenador dos referidos cursos.

Tendo em conta a natureza e especificidade dos diferentes cursos, os alunos irão realizar os estágios em instituições como Mais Plural, Engenho, Centros Sociais de Ribeirão, Brufe e Calendário, Fundação Cupertino de Miranda, Casa Museu de Camilo, Museu Bernardino Machado, e empresas como Carclasse, Autobandeirinha, Fábrica Metalúrgica da Gandra, Louropel, Carpneu, A Elétrica, Partteam, CEVE - Cooperativa Elétrica de Vale d'Este, Pasec, entre outras reputadas empresas e instituições.

ESCOLA PROFISSIONAL CIOR

Uma referência de qualidade e uma aposta no sucesso

A Escola Profissional CIOR, com sede na cidade de V. N. de Famalicão é um estabelecimento de ensino que a caminho dos seus 25 anos, a comemorar a 11 de setembro, tem um projeto educativo e formativo consolidado com base numa forte ligação da Escola às empresas e organizações e ao mercado do trabalho. A confirmar este facto estão as elevadas taxas de empregabilidade, a rondar os cem por cento, dos seus alunos que frequentam os diferentes cursos profissionais, afirma Amadeu Dinis, diretor da Escola.

Cursos profissionais altamente especializados

Em relação à oferta formativa, a CIOR, com uma experiência acumulada ao longo de 25 anos, vai sempre ao encontro das necessidades do tecido económico, social e empresarial da região e dos interesses vocacionais dos alunos que a procuram. Assim, e tendo em conta também, a sua capacidade instalada em termos humanos e técnicos, ministra cursos em áreas estratégicas e emergentes, como animação socio cultural, energias renováveis, eletricidade, eletrónica, automação, mecatrónica e comando e produção metalomecânica.

Equipamentos e recursos

Com uma equipa de professores e formadores com larga experiência e especialização, em termos científicos, técnicos, tecnológicos, práticos e pedagógicos, a Escola está devidamente apetrechada com meios, equipamentos e recursos técnicos modernos, ao nível de salas de aula, laboratórios, oficinas e centros de recursos, que asseguram um processo de ensino-aprendizagem consolidado nas boas práticas pedagógicas e formativas. A CIOR forma e orienta os seus alunos para o saber ser e saber fazer, com qualidade, inovação e elevado profissionalismo, apostado no sucesso e na capacidade empreendedora dos seus formandos.

Qualidade sem fronteiras

Por forma a aumentar a capacitação técnica e profissional que pretende para os seus alunos, a CIOR desenvolve neles o espírito e o desafio para o empreendedorismo e inovação, de forma consistente e sistemática. Para o efeito, para além de estágios, participação em concursos, desenvolvimento de projetos e protótipos, a CIOR possibilita que os seus alunos e ex-alunos realizem estágios de média e longa duração em prestigiadas empresas e organizações de vários países da europa através de uma rede de parceiros. Neste domínio é de referir que a CIOR, neste ano letivo, colocou 100 alunos a realizar os seus estágios em países como Espanha, Itália, Malta, Alemanha, Finlândia, Irlanda, etc, sendo esta Escola, na região, aquela que possibilita o maior número de mobilidades no âmbito do programa Erasmus+. 

Dia da Europa

CIOR VIVE SEMANA DA EUROPA

O Dia da Europa, que se comemora a 09 de maio, é o ponto de partida para uma série de atividades e iniciativas que irão envolver toda a comunidade escolar da CIOR, durante a Semana da Europa, de segunda a sexta-feira, promovida e organizada pelo Gabinete de Projetos desta Escola. Para Paula Pereira e Nilza Jardim, responsáveis pela organização, esta será uma forma de “juntar o útil ao agradável para vivenciar realidades, valores e desafios da Europa, recorrendo aos testemunhos e experiências vividos por alunos finalistas e recém-graduados que realizaram estágios de formação em vários países europeus no âmbito do programa Erasmus+”. Paralelamente, ainda segundo as mesmas responsáveis, pretendeu-se criar momentos para “proceder à disseminação de metodologias, boas práticas e resultados do Projeto GPS III – Get Professional Skills in Europe”, bem como variados aspetos relacionados com os Programas de Mobilidade, Serviço de Voluntariado Europeu e Intercâmbios Juvenis. Momento alto da semana será o encontro, aberto à comunidade e todos os jovens, que ocorrerá, na tarde de segunda-feira, na Casa da Juventude, onde o debate de grandes questões europeias terá como protagonistas os alunos com os seus testemunhos e experiências. Em todos os espaços da CIOR, das salas de aula, aos laboratórios e oficinas, biblioteca, passando por todos os espaços comuns e pavilhão gimnodesportivo, e envolvendo todos os cursos, a Europa estará presente através de debates, testemunhos, exposição de cartazes, conteúdos multimédia, jogos, standes de países parceiros e sabores. Mas a solidariedade estará também presente, na quarta-feira, com uma recolha de sangue em colaboração com a Associação de Dadores de Sangue de VNF e Instituto Português de Sangue, bem como a divulgação do Serviço de Voluntariado Europeu, a cargo da associação famalicense Yupi.

DIA DO ASSOCIATIVISMO

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA CIOR PARTICIPOU NO DIA DO ASSCIATIVISMO JOVEM

A Associação de Estudantes da Escola Profissional CIOR participou na comemoração nacional do Dia do Associativismo Jovem, este ano dedicado ao tema “Participar no Ensino Básico e Secundário”, que se realizou no passado dia 30 de abril, na cidade de Braga. Esta iniciativa foi uma organização conjunta do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e do Município de Braga, no âmbito da Braga’16-Capital Ibero-Americana da Juventude e contou com a colaboração dos estabelecimentos de ensino e das associações de estudantes do ensino básico e secundário. Neste contexto foram apresentados de projetos de boas práticas promovidas pelo movimento estudantil, tendo como destinatários os jovens estudantes do ensino básico e secundário, técnicos de municípios e dirigentes associativos, que através de grupos de trabalho promoveram a partilha de ideias, experiências, entre jovens líderes em diferentes áreas como cultura, cidadania, desporto, voluntariado e associativismo.

IDRONE EXPERIENCE

ALUNOS DA CIOR VENCEM NO MAIOR EVENTO NACIONAL DE DRONES

Duas equipas de alunos, do Curso de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional CIOR, conquistaram o segundo lugar, no Idrone Experience, maior evento nacional de Drones, que se realizou nos passados dias de 22 a 24, no Parque de Exposições de Braga, encontro este que contou com toda a comunidade nacional do setor e entusiastas das tecnologias. “O objetivo principal deste grande evento foi ensinar a construir e programar drones autónomos de uma certa forma complexa, mas divertida” assegurou Pedro Veloso, formador da escola e mentor das equipas, manifestando-se “muito satisfeito com o bom desempenho dos meus alunos que nunca desistiram nos momentos de maiores dificuldades e lutaram até ao último minuto da competição ”, participando em duas competições distintas - Smart Drones e Smart Mini Drones.

Esta iniciativa surge no seguimento da iDroneCup, competição de drones que tem vindo a ser promovida desde 2014, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e tal como nos anos anteriores foi aberta à participação de equipas compostas por alunos do ensino secundário, bem como à participação de equipas formadas por estudantes de licenciatura, de mestrado e doutoramento. Durante os 3 dias e 2 noites do evento todas as equipas tiveram o acompanhamento de elementos da organização com conhecimento para ajudar na construção e programação dos respetivos drones.

Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24] [25] [26] [27] | Próxima

Videos

Galeria

:: CIOR::
Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] | Próxima