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Rimini - Itália

CIOR REFORÇA PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA ITÁLIA

 

Uma equipa de trabalho da Escola Profissional CIOR esteve, no decorrer da semana passada, na cidade de Rimini, na Itália, dando seguimento às ações e iniciativas previstas e calendarizadas no projeto Get Professional Skills III, no âmbito do programa Erasmus+, Ação KA1.

“A obtenção, análise e aferição de competências e de perfis profissionais no processo formativo junto de escolas, institutos técnicos e organizações sindicais, foi o grande objetivo desta visita de trabalho” assegurou Rosa Vilarinho, da direção da Escola.

Em linhas gerais, pretendeu-se proceder a “reajustamentos e uniformização de processos”, ao nível de práticas administrativas e pedagógicas, metodologias de trabalho, estruturas curriculares, perfis de formação, práticas formativas e estágios/formação em contexto de trabalho, acrescentou esta responsável pela Escola, que se fez acompanhar por Nilza Jardim, do Gabinete de Projetos, e Alexandra Oliveira e Fernanda Rebelo, colaboradoras dos serviços administrativos.

Roboparty 2016

ALUNOS DA CIOR MARCARAM PRESENÇA NO MAIOR EVENTO DE ROBÓTICA DO PAÍS

 

Duas equipas de alunos do curso de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional CIOR participaram no maior evento de Robótica do país, a Roboparty, que decorreu, de quinta a sábado da semana passada, no pavilhão da Universidade do Minho, campus de Azurém, em Guimarães.

José Paiva, diretor pedagógico da CIOR, manifestou o seu agrado com a participação dos alunos da sua escola uma vez que, no decorrer das três provas previstas no evento, conseguiram aplicar de forma “eficaz e criativa conhecimentos e capacidades adquiridas no decorrer de vários contextos de aprendizagem do seus processos formativos” superando os desafios propostos que permitiram testar o desempenho do robô de uma forma autónoma e sem intervenção humana.

Neste evento, que conta já com 10 edições, participaram 144 equipas, cada uma com 4 elementos, envolvendo 700 pessoas, entre participantes e voluntários de diferentes idades, que viveram três dias “non stop” num encontro intergeracional divulgando e partilhando conhecimentos de forma transversal e colaborativa.

DELEGAÇÃO DA CIOR VISITA INSTITUIÇÕES E EMPRESAS NA POLÓNIA

Aspetos relacionados com a obtenção, análise e aferição de competências profissionais no processo formativo junto de escolas e universidades, bem como de empresas, foi o grande objetivo de uma visita de trabalho que uma delegação da Escola Profissional efetuou, durante a passada semana, a Pszczyna, cidade próxima de Katowice, na Polónia.

Para Amadeu Dinis, diretor CIOR, esta visita foi “extremamente importante” uma vez que permitiu ter “conhecimento da organização da formação nas áreas da mecatrónica, metalomecânica e eletrónica”, cursos em funcionamento nesta escola, e “ abrir portas para que os nossos formandos possam realizar estágios em grandes e conceituadas empresas daquela região”.

O diretor da escola vincou também os processos relacionados com a ligação das escolas com a universidade em termos de planeamento da formação e articulação de conteúdos para efeito de prosseguimento de estudos, a par de “metodologias pedagógicas e processos de formação em contexto de trabalho que muito gostaria de ver desenvolvidos no sistema formativo português”.

Para além deste responsável da CIOR, participaram na visita, enquadrada no projeto Get Professional Skills III, no âmbito do programa Erasmus+ Ação KA1, Fernanda David, do serviço de psicologia e orientação vocacional, e Fátima Vieira, do gabinete de projetos comunitários. 

AO ABRIGO DO PROGRAMA ERASMUS+

CIOR COLOCA MAIS ALUNOS EM ESTÁGIO

 

Dando continuidade ao seu programa de mobilidade, mais 12 alunos da Escola Profissional CIOR iniciaram os seus estágios em empresas de Espanha e de Malta, durante um período de oito semanas.

“Há oportunidades que não se podem perder e esta é uma delas” afirmou a propósito e no momento de partida um dos formandos, acrescentando que “ é muito importante sermos confrontados com realidades e contextos laborais diferentes que permitam consolidar conhecimentos, capacidades e metodologias adquiridos durante o nosso percurso formativo” desabafando, por fim que, “ depois é sempre bom conhecermos novos e diferentes países, povos e culturas”.

Neste contexto, 6 alunos do curso de Eletrónica, Automação e Comando deslocaram-se para Barcelona, rumando outros tantos, do curso de Instalações Elétricas, para Mosta, em Malta. Durante este período de estágio/formação em contexto de trabalho, os 2 grupos de formandos partilham o mesmo espaço/apartamento para o desenvolvimento de competências transversais, como organização e planeamento, gestão de meios e recursos e fomento do espírito de equipa.

Ambos os fluxos foram acompanhados por um professor durante uma semana para acautelar a integração, visitar as empresas onde os estágios se realizam e assegurar condições de natureza logística e operacional.

PARA INFORMAR E MOBILIZAR

CLDS FAMALICÃO 3G APRESENTA PLANO DE AÇÃO AOS PARCEIROS

A equipa técnica, de natureza multidisciplinar, do Contrato Local de Desenvolvimento Social- CLDS Famalicão 3G, apresentou, no passado dia 1 de fevereiro, nas instalações da Casa do Território, os objetivos e as ações deste projeto aos Presidentes de Junta de Freguesia e Qualificadores das 10 Comissões Sociais Inter-freguesias do concelho.

Em linhas gerais as ações deste projeto, baseadas em metodologias e estratégias específicas, depois de asseguradas as condições relacionadas com a igualdade de oportunidades e igualdade de género, têm como grande desafio promover a inclusão social e combater situações de pobreza extrema.

Nilza Jardim, coordenadora da equipa, garante que no decurso de todo este processo, que se pretende “aberto, participativo e mobilizador, envolvendo e corresponsabilizando todos os parceiros da rede social” para além de se encontrarem meios e soluções que “minimizem e atenuem os problemas” deverá ser desenvolvido, paralelamente, todo um trabalho de “sensibilização e de prevenção”, até porque, acrescenta, “estamos a lidar com problemas extremamente complexos, que, infelizmente, não se podem erradicar com um simples projeto”. Neste contexto, muito em breve, e de acordo com o cronograma do plano de ação, realizar-se-ão encontros descentralizados dos técnicos envolvidos no projeto com as Comissões Sociais Inter-Freguesias no sentido de se articular e potenciar ações e iniciativas previstas nos respetivos planos de atividades ajustados às realidades, problemas e contextos específicos dos territórios de intervenção das diferentes CSIF(s). Tudo feito, com “ numa lógica de parceria, trabalho em rede e com ações focadas em resultados concretos a favor dos que deles efetivamente necessitam, num município que também queremos cada vez mais capacitado ” sublinhou Nilza Jardim.

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