cior
///

Menu

App Android

A CIOR no teu smartphone ou tablet android.

Untitled Document

Notícias

:: CIOR::

IDRONE EXPERIENCE

ALUNOS DA CIOR VENCEM NO MAIOR EVENTO NACIONAL DE DRONES

Duas equipas de alunos, do Curso de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional CIOR, conquistaram o segundo lugar, no Idrone Experience, maior evento nacional de Drones, que se realizou nos passados dias de 22 a 24, no Parque de Exposições de Braga, encontro este que contou com toda a comunidade nacional do setor e entusiastas das tecnologias. “O objetivo principal deste grande evento foi ensinar a construir e programar drones autónomos de uma certa forma complexa, mas divertida” assegurou Pedro Veloso, formador da escola e mentor das equipas, manifestando-se “muito satisfeito com o bom desempenho dos meus alunos que nunca desistiram nos momentos de maiores dificuldades e lutaram até ao último minuto da competição ”, participando em duas competições distintas - Smart Drones e Smart Mini Drones.

Esta iniciativa surge no seguimento da iDroneCup, competição de drones que tem vindo a ser promovida desde 2014, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e tal como nos anos anteriores foi aberta à participação de equipas compostas por alunos do ensino secundário, bem como à participação de equipas formadas por estudantes de licenciatura, de mestrado e doutoramento. Durante os 3 dias e 2 noites do evento todas as equipas tiveram o acompanhamento de elementos da organização com conhecimento para ajudar na construção e programação dos respetivos drones.

CURSOS VOCACIONAIS

ALUNOS DA CIOR FAZEM E SERVEM COM QUALIDADE

Alunos dos cursos vocacionais de Animação, Teatro e Serviço de Mesa e de Empregado de Mesa e Animação, que frequentam a Escola Profissional Cior, organizaram e dinamizaram o serviço de coffee break e almoço, aos participantes de um Seminário, subordinado ao tema “Na rede como comunicamos” que decorreu, na passada terça-feira, no pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

“Estes momentos e contextos de verdadeira prática simulada são uma oportunidade para os alunos aplicarem conhecimentos adquiridos, bem como aperfeiçoarem competências transversais, nomeadamente as relacionadas com o saber estar e a interação” salientou Arcélio Sampaio, diretor/coordenador dos cursos vocacionas deste estabelecimento de ensino.

 

Na maior Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

CIOR MARCA PRESENÇA NA QUALIFICA

 

Alunos da Escola Profissional CIOR participaram, com um stand, em mais uma edição da Qualifica-Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego - que se realizou, de 14 a 17 deste mês, no grande espaço da Exponor-Feira Internacional do Porto. “Num só espaço, e durante quatro dias, os jovens, a par da divulgação da oferta formativa e dos projetos da CIOR, puderam também tomar contacto com as ofertas académicas nacionais e internacionais de qualidade, alargando os seus horizontes” referiu Amadeu Dinis, diretor da Escola. Este responsável pela Escola acrescentou ainda que paralelamente “foi proporcionada oportunidade aos alunos de perceberem mais e melhor o que podem os cursos profissionais fazer para os ajudar a concretizar sonhos e projetos de vida ou até descobrir novas propostas para ocupar os seus tempos livres”.  No decorrer da Feira, a Exponor tornou-se um espaço de networking, de encontros entre professores e alunos, entre expositores e visitantes, num clima de grande informalidade e até divertimento.

CASA DAS ARTES

No seguimento da colaboração entre a nossa Escola e a Câmara Municipal de V. Nova de Famalicão, no âmbito do projeto de intervenção integrado no programa “Crescer a Brincar – Investir nas Gerações”, a turma de Animação Sociocultural do 10º ano (ASC14) apresentou, no dia 06 de abril, uma peça de teatro, na Casa das Artes, integrada na VII Mostra de Teatro Escolar de Famalicão.

NO MAIOR FLUXO DE MOBILIDADE DA ESCOLA

 

CIOR COLOCA 42 ALUNOS A REALIZAREM ESTÁGIOS EM VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA

Quatro grupos envolvendo um total de 42 alunos acompanhados por 6 professores encontram-se a realizar estágios em prestigiadas empresas de vários países da Europa, naquele que é considerado o maior fluxo de mobilidade da história da Escola Profissional CIOR.

Com efeito, 10 formandos encontram-se na cidade de Pori, na Finlândia; 20 em Leipzig, na Alemanha; 6 na cidade de Vicenza, na Itália e 6 em Espanha, na cidade de Málaga.

Nestes estágios, de curta e média duração, estão envolvidos formandos dos cursos de instalações elétricas, eletrónica, automação e comando, energias renováveis e mecatrónica automóvel.

Realizados e enquadrados no âmbito do programa Erasmus+, estes estágios, para José Paiva, diretor pedagógico da CIOR, são “momentos e vivências extraordinários” para os formandos tomarem conhecimento de “diferentes e novas práticas e metodologias de trabalho” enriquecendo os seus currículos formativos em “contextos laborais, empresariais, sociais e culturais diversos”. Este responsável refere ainda que todo este processo e dinâmica relacionados com a mobilidade para além de todo o seu “ virtuosismo” são, apesar de toda a “nossa experiência”, um grande desafio face à “capacidade logística exigida” dado que, por exemplo, para a grande maioria dos alunos esta é “a primeira oportunidade para se deslocar ao estrageiro e fazer o seu batismo de voo” acrescenta, finalizando que, apesar da distância são “permanentemente acompanhados pelos serviços da escola” e quando chegam “vêm diferentes e com vontade de voltarem”.

 

CIOR ACOLHE ALUNOS ESPANHOIS

Ao mesmo tempo que coloca os seus formandos em vários países da Europa, em diferentes entidades e organizações parceiras, a CIOR também é uma entidade de acolhimento, encontrando-se neste momento 9 jovens espanhóis: cinco raparigas e quatro rapazes a realizarem os seus estágios profissionais em empresas famalicenses, nomeadamente Farmácia Cameira, BlueBox, Élio Amorim e Netcriativa. Esta parceria insere-se no âmbito de um protocolo em vigor entre a escola e o governo da Junta da Galiza.

É de referir que a Escola Profissional CIOR tem previstas para este ano letivo 82 mobilidades, sendo a Escola do município e da região com o maior volume de mobilidade.

Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24] [25] [26] [27] [28] | Próxima

Videos

Galeria

:: CIOR::
Anterior | [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] | Próxima